“Mantém-te hidratado”: DGS lança campanha para as JMJ 1586

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou uma campanha de sensibilização para os peregrinos que até ao dia 6 de agosto visitam Portugal no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

“Mantém-te hidratado”. Assim se denomina a campanha da DGS, presente nas redes e plataformas digitais das JMJ. Durante um período com temperaturas habitualmente elevadas no país, aliadas a ajuntamentos em áreas limitadas ao ar livre, as preocupações devem ser redobradas, evitando-se potenciais “efeitos graves de saúde, nomeadamente desidratação, descompensação de doenças crónicas ou toxinfeções alimentares”, lê-se no site do Plano Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), um programa da DGS.

Neste sentido, é possível “prevenir ou minimizar muitos destes riscos”, pelo que a DGS aconselha os peregrinos a beber água logo pela manhã, pedindo-lhes que não esperem até sentirem sede para o fazer. É importante “ter sempre água na mochila e procurar pontos de água que possam existir nos recintos da JMJ”, optar por água ou água aromatizada caseira e infusões sem adição de açúcar e evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Os fiéis devem ainda estar atentos aos sinais de desidratação, “nomeadamente à cor da urina”, bem como “boca seca, fadiga, dor de cabeça tonturas e sede extrema”. E porque “os alimentos também contam”, deve-se optar por alimentos “ricos em água como a fruta e os hortícolas, assim como alguns pratos mediterrânicos como a sopa”.

“Alimenta-te bem e em segurança”

Para lá de uma boa hidratação, a DGS apresenta um conjunto de recomendações alimentares para uma estadia segura, como a necessidade de colocar os alimentos à sombra, longe da exposição solar direta, e “escolher alimentos que não se alterem com o calor como o pão, as conservas, os frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs,…) e algumas frutas e hortícolas previamente lavados”.

JMJ: Alimentação “à portuguesa” explicada aos peregrinos

Quando se opta por alimentos mais perecíveis “(iogurtes, queijo, alguns tipos de frutas como melancia, melão, meloa, pêssego, cerejas…), devem ser acondicionados numa geleira ou mala térmica”. Lavar os alimentos frescos em casa e transportá-los numa caixa fechada é também importante, assim como evitar molhos, preparar os alimentos preferencialmente no próprio dia, lavar as mãos antes de comer, não utilizar os mesmos materiais para diferentes alimentos e verificar sempre os prazos de validade antes de adquirir e consumir qualquer alimento.