Mais vegetais e menos carnes vermelhas e processadas: Assim se pode controlar a diabetes 1964

O consumo de alimentos vegetais minimamente processados, aliado à redução do consumo de carne vermelha e processada, tem um papel relevante no controlo da diabetes, garante o Diabetes and Nutrition Study Group of the European Association for the Study of Diabetes.

Num conjunto de recomendações publicadas na revista Diabetologia, a entidade informa ainda que dietas com um baixo teor de carboidratos, como dietas citogénicas, não são recomendadas devido a questões de segurança – foram associadas a hipoglicemia, cetoacidose e a deficiências de vitaminas e minerais.

O documento deixa a mensagem de que é importante consumir alimentos vegetais minimamente processados, como grãos integrais, vegetais, frutas inteiras, legumes, nozes, sementes e óleos vegetais não tropicais ou hidrogenados. Em sentido contrário, explica que se deve reduzir o consumo de carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e grãos refinados.

Os autores pedem ainda uma maior ingestão de fibras (35 gramas por dia) para melhorar os níveis de glicose e colesterol no sangue e peso corporal. Acreditam ainda que estas recomendações fornecerão aos profissionais de Saúde diretrizes baseadas em evidência científica que ajude os seus pacientes.

Aceda aqui às recomendações do Diabetes and Nutrition Study Group of the European Association for the Study of Diabetes.