Mais de metade dos portugueses tem níveis de colesterol LDL acima do aceitável 573

24 de Outubro de 2016

Mais de metade dos portugueses tem níveis de colesterol LDL acima do aceitável, segundo um inquérito do Instituto Ricardo Jorge. Em média, as doenças cardiovasculares matam quase 90 pessoas por dia em Portugal, o que faz delas a principal causa de morte no país.

As estaninas são os fármacos mais vendidos no mundo para baixar os níveis de colesterol e ajudar a prevenir doenças vasculares. Mas, como avança o “Expresso”, enquanto a maioria dos especialistas concorda que as estatinas são benéficas para doentes com um risco mais elevado, outros consideram prejudicar quem tem um risco menor.

Em Portugal, a opinião também diverge. Num artigo de opinião do jornal “Público”, o médico Manuel Pinto Coelho, defende que há cada vez «mais evidência mostrando que as Estatinas pioram também a saúde cardíaca, revelando não só que não são seguras como também não são eficazes».

Já o coordenador do Grupo de Estudo do Risco Cardiovascular da SPC, Palma dos Reis revelou ao “Expresso” que as Estatinas «são fármacos eficazes, pois reduzem de forma significativa a mortalidade bem como a morbilidade por causa cardiovascular. Comparativamente com os benefícios, os riscos são diminutos».