Mais de metade das crianças moçambicanas em risco de desnutrição 781

03 de agosto de 2016

Mais de metade das crianças moçambicanas estão expostas à desnutrição devido ao consumo de outros alimentos que não sejam leite materno nos primeiros seis meses de vida, informou o diretor adjunto da Saúde Pública. Quinhas Fernandes afirmou que apenas 43% das crianças em Moçambique alimentam-se exclusivamente de leite materno nos primeiros seis meses de vida, um dado preocupante e que coloca em risco mais da metade dos menores. 

 

De acordo com a agência Lusa, durante a conferência de imprensa de balanço da Semana de Saúde em Maputo, o diretor adjunto da Saúde Pública apontou ainda que, além da desnutrição, as crianças que não se alimentam exclusivamente de leite materno nos primeiros seis meses podem contrair doenças relacionadas com a higiene e dificuldades no desenvolvimento intelectual.

 

«Uma criança exposta a esta situação, futuramente, corre o risco de desenvolver também quadros de desnutrição que levam a um desenvolvimento intelectual mais baixo», afirmou Quinhas Fernandes, convidando todos atores sociais a envolverem-se nas campanhas de sensibilização para acabar com este problema.