Mais de 400 produtores expõem artigos endógenos no Mercado Municipal da Guarda 798

Mais de 400 produtores das 43 freguesias do concelho da Guarda são esperados no Largo do Mercado Municipal para a Feira Farta, exposição de produtos endógenos, em 21 e 22 de setembro.

A oitava edição da iniciativa pretende mostrar “o que de melhor se produz no território do concelho”, contando com a exposição de mais de 1.000 produtos, das hortícolas à fruta da época, passando pelo mel, azeite, doces típicos, como os biscoitos ou a bola parda, e licores, afirmou a Câmara Municipal da Guarda, em nota enviada à agência Lusa.

Pelo recinto da Feira, vão estar em especial destaque a cestaria de Gonçalo e o cobertor de Papa de Maçainhas, “como ex-libris do território e fiéis representantes do que de melhor o concelho tem para oferecer em termos de arte popular”.

“A realização da Feira Farta tem como principal objetivo divulgar, fomentar e valorizar os recursos e produtos da região da Guarda”, sublinhou a autarquia.

Além dos produtos endógenos, do artesanato e do “Espaço Criança”, o evento conta com uma programação artística, que envolve 23 associações culturais e grupos do concelho.

“Das concertinas aos grupos de cantares, do rancho folclórico aos grupos de bombos, dos cavaquinhos às fanfarras, nada irá faltar para que esta feira do mundo rural do concelho mostre também a música e danças tradicionais do território”, acrescentou.

A zona da gastronomia vai ser assegurada, como habitualmente, pelas associações/bairros da cidade, que oferecem na ementa pratos com especialidades da região, e onde a carne de vaca jarmelista volta a ser um dos destaques.

O certame, de entrada livre, funcionará, no dia 21, um sábado, entre as 10:00 e as 20:00 e, no dia seguinte, entre as 11:00 e as 19:00.