Mais de 1500 pessoas encheram a Alfândega do Porto para um regresso em grande do Mercadinho do Bebé 621

A chegada da cegonha faz-se acompanhar por uma quantidade enorme de preparativos a vários níveis: é o enxoval do bebé, os produtos a usar no banho ou na muda da fralda, os biberões e muito mais. Foi para ajudar nesta organização que o Mercadinho do Bebé, uma iniciativa da Mamãs e Bebés, juntou várias marcas na Alfândega do Porto, num evento gratuito que foi um verdadeiro sucesso e marcou o regresso presencial deste tipo de encontros, depois de um período mais intenso de pandemia: mais de 1500 pessoas marcaram presença, entre futuras mamãs e as suas famílias.

Ao longo de todo um dia de emoções, foram dezenas as grávidas que participaram nas aulas de ioga e os 100 lugares para os muitos workshops, desde o de preparação para o parto, de conselhos para preparação da mala da maternidade, higiene do recém-nascido, alimentação da mãe e do bebé, decoração do quarto do recém-nascido, amamentação ou sono do bebé estiveram sempre ocupados. Houve partilha de dicas, houve conversas, a realização de dezenas de ecografias emocionais, houve ofertas e houve sobretudo a sensação de um regresso muito aguardado à normalidade.

“Quisemos dar às grávidas, agora que a pandemia o voltou a permitir, a oportunidade de esclarecerem as suas dúvidas, de forma presencial, sobre este momento tão importante das suas vidas, de terem contacto com outras gestantes, de conviverem e de viverem, tal como merecem, este momento tão especial”, refere João Duarte, representante da Mamãs e Bebés. “Estiveram presentes centenas de pessoas, o que mostra o interesse e a relevância deste tipo de eventos e nos motiva a repetir este tipo de iniciativas”.

O Mercadinho do Bebé existe desde 2009 para proporcionar às futuras e recém mamãs uma experiência de valor para as mesmas, em que, num só espaço, podem encontrar tudo o que necessitam nesta fase, com as mais diversas marcas de referência – para a gravidez e o recém-nascido, bem como informação e atividades que proporcionem a criação de momentos únicos.

Sobre a Mamãs e Bebés

O projeto Mamãs e Bebés teve o seu início há mais de 13 anos como resposta à falta de informação sentida pelos mentores relativamente ao período da gravidez e ao primeiro ano de vida do bebé. Criado fundamentalmente por mulheres, que sentiram na própria pele a necessidade de algum acompanhamento num dos períodos mais emblemáticos da sua vida, o projeto foi crescendo nos últimos anos. De forma sempre gratuita, tem apoiado grávidas e recém-mamãs, seja através de várias iniciativas presenciais que abrangem todo o país (workshops sobre os mais variados temas sobre parentalidade, sessões de esclarecimento individuais, sessões fotográficas, distribuição do Guia de Gravidez, experiências únicas entre a mamã e o bebé); seja através dos canais digitais, como é o caso das suas redes sociais (Instagram e Facebook ), e-mail marketing e do seu mais recente site.

Trabalha diretamente com profissionais de diferentes áreas relevantes na temática da parentalidade, tendo como objetivo informar e orientar o casal; entre muitas outras iniciativas. Atualmente a Mamãs e Bebés é uma das principais preferências das grávidas portuguesas.