Mãe de Hugo Guilherme recolhe células estaminais após nascimento do bebé 896

A BebéVida foi o laboratório escolhido para recolher as células estaminais do sangue e do tecido do cordão umbilical de Hugo Guilherme, o primeiro bebé concebido após a morte do pai, em Portugal.

“Depois de um processo tão complicado como este, o nascimento do Hugo é o momento mais feliz da minha vida. A opção pela criopreservação acabou por ser uma opção natural pois tudo o que desejo é proteger o Hugo. Espero não vir a ter de recorrer às células, mas prevenir é melhor que remediar, e é impossível ignorar os benefícios desta alternativa” afirma Ângela Ferreira.

Segundo Inês Almeida da BebéVida, a recolha das células estaminais ocorre após o nascimento do bebé e é realizada pelo profissional de saúde que acompanhou o parto. “A partir desse dia, iniciamos um processo que segue procedimentos rigorosos e técnicas que permitem guardar as amostras por 25 anos”.

“As células estaminais adultas têm como principal função a reparação e manutenção dos tecidos e órgãos sempre que necessário. Criopreservar o sangue e o tecido do cordão umbilical é uma decisão simples, que pode fazer toda a diferença. A colheita é não invasiva e indolor, quer para a mãe quer para o bebé. Ao guardar as células estaminais, a mãe terá ao seu dispor uma opção terapêutica para o tratamento de mais de 80 doenças como leucemias, linfomas, anemias, doenças hereditárias do sistema imunitário, doenças metabólicas hereditárias e oncológicas. Apresentam ainda resultados no âmbito da Medicina Regenerativa, em condições do foro cardíaco, Alzheimer e Parkinson” afirma.

E acrescenta: “O sangue do cordão umbilical é 100% compatível com o próprio e existe uma probabilidade acima de 25% da amostra ser compatível entre irmãos dos mesmos progenitores. A utilização do sangue do cordão umbilical apresenta um melhor prognóstico de recuperação e uma menor probabilidade de incidências pós-transplante”.

Sobre a BebéVida
A BebéVida é um laboratório 100% português, único em Portugal com laboratório próprio projetado de raiz. O projeto foi idealizado para a criopreservação e armazenamento de tecidos e células, com capacidade de expansão. É o único laboratório em Portugal e na União Europeia com acreditação FACT e um dos 6 privados a nível mundial. A acreditação da FACT é reconhecida como a mais relevante e completa dentro do setor dos bancos de sangue de cordão umbilical. A BebéVida é ainda licenciada pela DGS.