Luísa Dias, “apaixonada pela Nutrição”, é a nova presidente da ANEN 341

Luísa Dias, aluna da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), tomou este sábado posse como presidente da Direção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN). Para a nova representante dos estudantes, segue-se um mandato “com total entrega e dedicação”.

Natural do Porto, tem 21 anos e confessa-se “uma apaixonada pela área da Nutrição”, em particular “pelas áreas de inovação na indústria alimentar e saúde pública”. Com amigos e família, não resiste a “viajar e a conhecer novas culturas e gastronomias, fazer longas caminhadas na praia ou experimentar novos cafés e restaurantes”.

À VIVER SAUDÁVEL, a responsável confidencia gostar de integrar a prática de atividade física no seu dia a dia e de experimentar diferentes desportos. Nos tempos livres, aprecia cozinhar e ler um bom livro.

VIVER SAUDÁVEL (VS) – Porque se candidatou a presidente da ANEN?

Luísa Dias (LD) – Recebi o convite para assumir o cargo de presidente da ANEN por parte da atual presidente, Maria Velosa, e abracei a oportunidade, ciente de que seria desafiante, mas convicta de que assumindo este compromisso iria fazê-lo com total entrega e dedicação. Acredito profundamente no potencial que a ANEN tem para fazer a diferença nos percursos dos estudantes de Nutrição. Sempre gostei de novos desafios e estou entusiasmada e determinada em trabalhar, no sentido de promover o desenvolvimento e crescimento da ANEN.

VS – Conta com alguma experiência associativa, como vogal do Conselho Executivo da FCNAUP e vice presidente da AEFCNAUP. De que forma estas experiências lhe deram ferramentas para assumir este novo desafio?

LD – Acredito que sair da nossa zona de conforto é fundamental para o nosso desenvolvimento. Desde o início da minha licenciatura, sempre procurei complementar o meu percurso académico com atividades extracurriculares, que me proporcionassem oportunidades de crescimento tanto a nível profissional como pessoal. Sem dúvida que estas experiências me permitiram crescer e adquirir competências essenciais como gestão de equipa e gestão de tempo, resolução de problemas, comunicação e liderança. Além disso, permitiram-me conhecer melhor a realidade dos estudantes de Nutrição, tanto na FCNAUP, como noutras instituições.

VS – O seu mandato procurará continuar o trabalho de Maria Velosa? Como avalia a sua prestação como presidente da ANEN?

LD – Neste novo mandato daremos continuidade ao trabalho coletivo de todas as gerações de dirigentes que passaram pela ANEN e que contribuíram para o desenvolvimento das iniciativas e projetos que conhecemos hoje. Esse legado, incluindo o da equipa da Maria Velosa, será a base sólida sobre a qual continuaremos a construir a história desta associação. Em concreto, no mandato anterior, destaco a criação da Rede Alumni e o lançamento da revista “VOZ da (jovem) Nutrição”, iniciativas às quais pretendemos dar continuidade e expandir neste novo mandato.

VS – Quais são as suas prioridades para o ano que se segue?

LD – Temos como prioridades fortalecer uma relação de proximidade com todos os estudantes que representamos. Objetivo essencial para conseguirmos, não só adaptar a nossa ação de acordo com as necessidades atuais da comunidade estudantil, como também, responder de forma crítica e fundamentada perante entidades de relevância nos domínios da saúde, educação e juventude. Por outro lado, queremos contribuir para a formação complementar dos estudantes, através de iniciativas realizadas pela ANEN e pelos nossos associados, essenciais para favorecer uma geração de futuros Nutricionistas mais preparados para atender às exigências do mercado de trabalho e aos desafios da nossa profissão.

Queremos sensibilizar para a participação cívica com o intuito de promover a saúde e a literacia alimentar da população, dois pilares fundamentais da profissão do Nutricionista. E claro, continuar a impulsionar incansavelmente o crescimento e desenvolvimento da ANEN, que só será possível criando um ambiente colaborativo, tanto internamente, entre todos os órgãos da ANEN, como com todos os associados, parceiros e estudantes que representamos.

VS – Que mensagem gostaria de enviar aos estudantes de nutrição?

LD – Aos meus colegas, futuros nutricionistas, diria para investirem na sua formação global, aproveitarem todas as aprendizagens, terem espírito crítico, mostrarem iniciativa, desafiarem-se a ser mais e melhor, para que, durante o percurso académico, consigam construir as bases da melhor versão de um futuro profissional de saúde e futuro Nutricionista.

O futuro da Nutrição somos nós, por isso, sejam rigorosos e com base na evidência científica de qualidade, mantenham-se curiosos e abertos ao constante estudo e aprendizagem que a nossa área exige. Acima de tudo, mantenham-se apaixonados pelo que fazem, acreditem no vosso potencial, no impacto que podem causar e na diferença que podemos fazer na vida das pessoas e na saúde da população.

VS – Porque escolheu estudar Nutrição? Está a gostar do curso?

LD – Desde cedo, foi muito claro para mim que Nutrição seria a área que queria seguir. Quando iniciei a licenciatura, essa convicção tornou-se ainda mais clara, e rapidamente apaixonei-me pelo curso, não só pelo impacto profundo e transformador que a nutrição e alimentação têm na vida das pessoas e na saúde da população, como também, pelo mundo multifacetado de áreas de atuação que contém. Neste momento, a FCNAUP, conhecida como Casa da Nutrição, é sem dúvida uma segunda casa onde tenho o privilégio de aprender diariamente com nutricionistas e profissionais de excelência, que me inspiram a ser mais e melhor.