A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai apresentar um livro com histórias de vida de doentes renais, no próximo dia 9 de março, Dia Mundial do Rim, pelas 17 horas, na Livraria Barata – Lugar de Cultura (Av. Roma, n.11, Piso -1).
“Esta iniciativa tem como objetivo partilhar diferentes histórias de pessoas que foram diagnosticadas com doença renal crónica e que são testemunhos de força, coragem e resiliência.”, explica Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.
Com este livro, pretende-se partilhar as histórias de 11 pessoas que são uma inspiração para todos os que lidam diariamente com a doença renal crónica. A primeira edição do livro contará com 11 mil exemplares que serão entregues a todos os doentes a realizar hemodiálise, em Portugal.
“A Associação Nacional de Centros de Diálise está empenhada em aumentar o conhecimento da população sobre a doença renal crónica e em consciencializar para a importância da sua prevenção e do seu tratamento precoce. No âmbito dos nossos esforços de mobilização ao nível da prevenção estamos também a promover a campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, que conta com o apoio das sociedades científicas e associações de doentes desta área”, conclui Sofia Correia de Barros.
A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.