“Levem uma mensagem para casa: podem melhorar a doença através da cozinha” 749

No passado dia 25 de julho, nas instalações da Nova Medical School, em Lisboa, acompanhamos um dos dias da Summer Medical School: Lifestyle, que decorreu nessa semana com 25 jovens entre os 15 e 18 anos.

Durante a hora de almoço, foi tempo de aprender mais sobre medicina culinária. Ninguém melhor que o médico infecciologista João Ribeiro, que muitos reconheciam como antigo concorrente do Masterchef, na RTP.

E foi nesta junção de medicina e culinária que se passaram duas horas em que em pequenos grupos, com a ajuda do chef, os jovens criaram pequenas adaptações de receitas tradicionais, numa versão melhorada para a saúde. Houve rancho, mas com substituição da carne por camarão, houve arroz de bacalhau com arroz basmati, húmus negro de entrada e até mousse de chocolate para fechar o saboroso almoço.

Para João Ribeiro, esta é a melhor maneira de os mais novos desconstruírem o que é a comida saudável e levarem esses ensinamentos para casa e para o dia-a-dia, numa tentativa de fuga dos hábitos pouco saudáveis que nos acompanham numa rotina com cada vez menos tempo para pensar, cozinhar e alimentar.

“O objetivo de incluirmos a medicina culinária na Summer School é precisamente estimular os jovens a não perderem o gosto pela cozinha. Dizemos-lhes que é muito mais fácil não cozinhar e contrapomos ao explicar que ao estarem na cozinha vão prevenir doenças futuras”, refere o chef.

Acima de tudo, o objetivo deste workshop é que os mais novos “levem uma mensagem para casa, para os pais, avós que têm doenças crónicas e que podem melhorar a sua doença através da cozinha e mostrar que uma cozinha saudável pode ser saborosa e não aborrecida e tirar aquele cliché que normalmente temos sempre que as dietas são aborrecidas, que são cozidos e gralhados, e é isso que tentamos fazer-lhes ver”.

Para João Ribeiro, e muitos outros especialistas, a medicina culinária ganha cada vez mais importância e deve cada vez mais ser encarada como fundamental na promoção da saúde. Facilitando um “melhor estilo de vida, prevenção de doenças, sobretudo nestas idades, através de um estilo de vida saudável que passa pela cozinha”.

“A Saúde também se ensina aos mais novos” é um dos artigos de cobertura da próxima edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de setembro e outubro, a ser disponibilizada brevemente. Conheça mais sobre o evento da NOVA Medical School na Revista dos Nutricionistas.