Leite de batata desenvolvido na Suécia 922

A Universidade de Lund, na Suécia, desenvolveu uma tecnologia de emulsão para misturar batatas e óleo de canola, que deu origem ao leite de batata.

Este projeto foi desenvolvido com o intuito de arranjar uma solução mais sustentável. Mudar do leite de vaca para o leite de batata, pode reduzir o impacto climático em 75%.

O leite de batata tem também a vantagem sustentável sobre as nozes e outras fontes de leite que não seja de vaca, pois ao contrário das amêndoas que consomem muita água, as batatas requerem menos água.

De acordo com algumas estatísticas, as batatas precisam de 56 vezes menos água do que as amêndoas que crescem na mesma área plantada. E o cultivo de batata é quase duas vezes mais eficiente do que o cultivo de aveia.

Para além disso, as batatas têm muitas fibras e potássio, vitamina C, vitamina B6, magnésio, fósforo, folato e niacina.

A marca sueca DUG pegou neste projeto e começou a distribui-lo, ainda de forma muito limitada.

De momento apresenta três sabores: original, sem açúcar e barista, recomendado para bebidas quentes.

Estas três opções têm ingredientes semelhantes: principalmente água, batata, maltodextrina, proteína de ervilha, fibra de chicória, óleo de canola, um regulador de acidez, lecitina de girassol (usada como emulsificante), carbonato de cálcio, adicionado de vitaminas e adoçante.