Lei para reduzir ácidos gordos trans em alimentos na UE entra em vigor em 2021 1899

A nova lei que impõe um limite à utilização de ácidos gordos trans em alimentos da União Europeia (UE) vai entrar em vigor em 2021, com o intuito de reduzir estes ácidos gordos e criar hábitos alimentares mais saudáveis, foi comunicado pela Comissão Europeia.

Numa comunicação à qual a “Lusa” teve acesso, informa-se que a adoção deste regulamento será aplicada a todos os países da UE a partir de 02 de abril de 2021, dando tempo para adaptação das empresas às novas regras.

Entre as regras está considerado um limite de dois gramas de ácidos gordos trans por cada 100 gramas de gordura nos alimentos destinados ao consumidor final e ao fornecimento do retalho na UE. No caso de o limite ser excedido, as empresas de produção alimentar terão obrigatoriamente, de comunicar esses dados às empresas a quem vendem tais produtos.

O executivo da UE faz notar ainda que a medida tem como objetivo «proteger a saúde dos consumidores e fornecer opções alimentares mais saudáveis aos cidadãos europeus».

A Comissão Europeia aproveita para recordar que vários estudos científicos, incluindo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, aconselham a redução das gorduras trans nos alimentos.