A nutricionista Ana Gabriela Cabilhas foi este domingo eleita deputada da Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto, em nome da Aliança Democrática (AD).
A brevemente deputada, mestre em Ciências do Consumo e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), onde de resto foi presidente da Associação de Estudantes, é a primeira nutricionista a chegar ao Parlamento nacional, de acordo com a instituição de ensino.
“Unir Portugal. Unir as pessoas, os seus sonhos e objetivos porque somos parte do futuro que agora começa a ser construído”, escreveu nas redes sociais. A nutricionista agradeceu o “voto de confiança” dos eleitores do círculo eleitoral do Porto, bem como à sua geração, “por acreditar que o nosso país pode ser muito melhor”.
Com apenas 27 anos, a ex-presidente da Federação Académica do Porto integra o restrito grupo de deputados eleitos com até 30 anos – são apenas nove.
A coligação AD, que junta o PSD, o CDS e o PPM, venceu as eleições legislativas com 76 deputados eleitos, a que se juntam três oriundos da Madeira, onde o PPM não concorria. Restam distribuir quatro assentos, representativos dos círculos eleitorais da Europa e de fora da Europa.
O alargamento das consultas de Nutrição nos Centros de Saúde e a redução do IVA alimentar para a taxa mínima em produtos para bebés são algumas das medidas apresentadas no programa da AD.
Legislativas 2024: O que defende a AD para a Nutrição, a Saúde e as Ordens Profissionais?