A Kellogg’s, marca de cereais, entrou com um processo em tribunal contra o governo britânico devido às normas de publicidade que irão ser impostas este ano.
A partir de outubro de 2022, a publicidade em televisão relativa a alimentos e bebidas com alto teor de gordura, açúcar e sal estará autorizada somente entre as 21:00 e as 5:30, em Inglaterra. Para além disso, estes alimentos não poderão ser expostos em determinados pontos nos supermercados.
As medidas fazem parte de um pacote de ação do governo para combater a obesidade no país. Estas medidas foram tomadas, pois cerca de uma criança em cada três crianças termina o ensino secundário com excesso de peso ou obesidade em Inglaterra. Este quadro custa 6 mil milhões de libras (cerca de 7,1 mil milhões de euros) por ano ao serviço público de saúde.
O grupo Kellogg’s questiona o método de cálculo do valor nutricional dos seus produtos, ressaltando que os seus cereais são, geralmente, consumidos com leite. Por isso, alega a empresa, os elementos fornecidos pelo leite devem ser tidos em consideração nesses cálculos feitos pelas autoridades de saúde.
“Acreditamos que a fórmula usada pelo governo para medir o valor nutricional dos cereais matinais não está correta”, afirma o diretor-gerente da Kellogg’s no Reino Unido, Chris Silcock, em comunicado enviado à AFP.