Já sabe tudo sobre vaginose bacteriana? Descubra o que é, quais os sintomas mais comuns e como preveni-la 949

Com as temperaturas mais altas e os dias mais longos, é habitual adaptarmos o nosso estilo de vida para aproveitar melhor esta época do ano. Mesmo não estando de férias, vamos mais vezes à praia e à piscina com os amigos e com a família. Mas o que pode parecer a combinação perfeita para o verão, pode também representar para as mulheres o ambiente propício para o aparecimento de infeções vaginais, nomeadamente a vaginose bacteriana.

Quase todas as mulheres já ouviram falar de candidíase, mas a infeção vaginal mais comum é a vaginose bacteriana (VB). Enquanto que a candidíase é uma infeção fúngica, a vaginose bacteriana é uma infeção bacteriana e ocorre quando há um desequilíbrio na microflora da vagina. Este desequilíbrio do pH vaginal é acompanhado por um crescimento excessivo de bactérias ‘más’ que substituem as ‘boas’ (lactobacilos).[1]

É mais comum nas mulheres em idade fértil e estima-se que afete entre 15 a 20% das portuguesas. [1]

Há cada vez mais informação disponível sobre a saúde íntima feminina, porém ainda é difícil diferenciar os tipos de infeções vaginais que existem. Para ajudar a descomplicar este tema, hoje vamos acabar com as suas dúvidas sobre a vaginose bacteriana, uma condição que requer atenção e que precisa de ser tratada adequadamente.

Quando a vaginose bacteriana “aparece”, traz consigo vários sintomas que podem causar desconforto e stress às mulheres, tais como um odor desagradável a peixe na zona genital, corrimento aguado e acinzentado. Importa reforçar que estes sintomas podem piorar após as relações sexuais, mas este problema ginecológico não é sexualmente transmissível.[1]

Para prevenir o aparecimento deste tipo de infeção vaginal é recomendado que evite duches vaginais e produtos de higiene perfumados, pratique sexo seguro através da utilização de preservativos e mantenha uma higiene íntima adequada.

Se suspeita que pode ter vaginose bacteriana, se está a ter algum dos sintomas indicados acima, ou se tem questões por esclarecer, consulte o seu médico para obter um diagnóstico e orientação sobre o tratamento mais adequado.

Para mais informações sobre saúde vaginal, aceda a: https://www.antifungicos.bayer.pt/saude-intima-feminina/sabe-mais/saude-vaginal.

[1] Antifúgicos Bayer. Vaginose bacteriana. Disponível em: https://www.antifungicos.bayer.pt/saude-intima-feminina/vaginose-bacteriana. [Consultado em agosto de 2023].