A Boehringer Ingelheim, em conjunto com a Ordem dos Médicos, anuncia que após uma análise e avaliação detalhada das 100 candidaturas ao prémio BI Award for Innovation in Healthcare, já foram selecionados os 12 projetos finalistas que seguem para a próxima fase: o hackathon.
A seleção dos projetos finalistas tem em conta o seu alinhamento com os pilares deste prémio, o seu carácter inovador e diferenciador, a sua exequibilidade, a sua otimização na produção de cuidados e o seu impacto na saúde dos portugueses.
Os 12 projetos selecionados incidem em áreas diversificadas, nomeadamente no impacto ambiental hospitalar, na telemedicina, na medicina personalizada, na medicina de proximidade e em auxiliares na gestão de várias patologias com o apoio da inteligência artificial. Muitos destes projetos podem ser implementados em diferentes contextos dos serviços de saúde, como é o caso dos Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Domiciliários e Hospitalares.
“Estamos muito orgulhosos pela adesão de tantas pessoas realmente comprometidas em contribuir para a melhoria da sustentabilidade dos cuidados de saúde. Os projectos que nos chegaram apresentam uma elevadíssima qualidade e estrutura e todos eles apresentam valor acrescentado, no entanto, apenas 12 poderão passar à fase seguinte. A escolha foi difícil, mas acreditamos que os projetos finalistas, se implementados, poderão trazer verdadeiros benefícios ao panorama da saúde em Portugal.”, refere Vanessa Jacinto, Head of Market Access & Public Affairs da Boehringer Ingelheim Portugal.
Para Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, “este ano, destacamos a diversidade de propostas de implementação dos diferentes projetos que chegaram das mais diversas zonas do país, e não apenas dos grandes centros urbanos, algo que é extremamente importante para um acesso equitativo à inovação nos cuidados de saúde”.
As equipas irão agora passar à fase de hackathon, que ocorrerá de 13 a 15 de outubro, em formato online e que consiste num fim de semana intenso durante o qual os candidatos se reúnem com peritos de diversas áreas para, em conjunto, dar robustez aos projetos, desenvolverem soluções e prepararem-se para o pitch final ao júri. Tal como acontece com o Júri, contamos com personalidades de relevo que poderão dar contributos muito valiosos às equipas
Os projetos vencedores serão conhecidos no evento final, que se realizará no final de novembro, em Lisboa.