Um projeto de investigação, na área da cirurgia da obesidade, foi recentemente financiado, com 250 mil euros, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Esta investigação, denominada por “BarFail- Mecanismos moleculares associados à falência terapêutica da cirurgia bariátrica”, pretende ajudar na prevenção e no combate à obesidade.
O trabalho é da autoria de Sofia Pereira e Marta Guimarães, docentes do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigadoras da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB), e conta ainda com a participação dos investigadores do ICBAS-UMIB, Mariana Monteiro (docente e coordenadora da UMIB), Marco Alves (principal investigador da UMIB), bem como Madalena Costa (Técnico Superior das áreas de Diagnóstico e Terapêutica no Departamento de Anatomia do ICBAS).
Com início previsto para janeiro de 2022, o projeto “tem como objetivo principal perceber as razões que levam a que pacientes obesos com características clínicas e antropométricas semelhantes, respondam de forma diferente à cirurgia bariátrica quer em termos de perda de peso, quer por remissão de comorbilidade associadas à obesidade, tal como a Diabetes do Tipo 2”, avança o portal da Universidade do Porto (UP).
Os resultados obtidos a partir desta investigação poderão permitir a identificação dos pacientes que não serão bons candidatos à cirurgia bariátrica e encontrarem terapias adjuvantes para os pacientes que foram submetidos a esta cirurgia, mas que não conseguem atingir os resultados esperados.
O projeto conta ainda com a colaboração da equipa de cirurgia geral do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), e com investigadores da Universidade de Copenhaga (Dinamarca).