Um consórcio internacional liderado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto, conseguiu produzir o primeiro genoma da cavala de elevada fidelidade.
A descoberta foi publicada na revista científica Gigabyte e só foi possível graças à utilização de tecnologias de nova geração para a sequenciação de genoma.
Este vai permitir estudar a dinâmica populacional da espécie e regular a sua exploração de forma sustentável, assim como avaliar o impacto local das práticas de pesca, mas também perceber como potenciar os mecanismos naturais de recuperação das populações.
O estudo agora publicado mostra também como a genética pode abrir uma nova perspetiva sobre as adaptações das espécies a novas condições climáticas.
A cavala é um dos peixes mais comuns na costa portuguesa, numa distribuição geográfica que abrange todo o Atlântico Nordeste e Mar Mediterrânio.
Com um padrão azul esverdeado inconfundível, este peixe tem ganho cada vez mais atenção junto dos consumidores portugueses.
Os seus níveis elevados em ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais, componentes muito importantes numa dieta equilibrada, fazem com que seja uma alternativa cada vez mais válida à sardinha.