02 de dezembro de 2016 Investigadores finlandeses da “VTT Technical Research Centre of Finland” transformaram a câmara de um iPhone num sensor óptico que, entre outras aplicações, permitirá aos consumidores monitorizar a qualidade dos alimentos.
Através de câmaras hiperespectrais, utilizadas tradicionalmente na medicina e engenharia espacial, será possível analisar alimentos e questões de saúde, combinando a informação recebida com dados disponíveis na Internet, pode ler-se no portal da “VTT Technical Research Centre of Finland”.
“Os benefícios para o consumidor surgiriam em aplicações para a saúde, como smartphones que teriam a capacidade de analisar se um sinal é maligno ou se a comida é comestível. Poderia ainda verificar a autenticidade dos produtos e identificar utilizadores através de dados biométricos», explica Anna Rissanen, responsável pela equipa de investigação da VTT.
No entanto, devido ao elevado custo de produção destas câmaras, este projeto ainda está em desenvolvimento, sendo apenas aplicável no quotidiano quando estas começarem a ser produzidas em massa, segundo a investigadora. |