INSA e Município do Porto promovem tertúlia sobre toxinfeções alimentares 737

Toxinfeções alimentares é o tema da primeira sessão do “Ciclo de Conversas com o INSA”, que vai decorrer no dia 17 de julho, às 18 horas, na Casa do Infante, no Porto, e contará com Margarida Saraiva, responsável do Laboratório de Microbiologia do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do INSA. A moderação será de Catarina Araújo, vereadora do Pelouro da Saúde, e de Raquel Duarte, diretora do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira.

O  Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge  (INSA), no seu portal, justifica que durante o verão os surtos de toxinfeção alimentar “aumentam significativamente”, devido às altas temperaturas que favorecem a reprodução de bactérias nos alimentos. Ainda assim, é possível evitá-los com “boas práticas na manipulação dos alimentos”, como higienização das mãos e utensílios, armazenamento adequado dos alimentos e confeção na temperatura correta.

O “Ciclo de Conversas com o INSA” é uma iniciativa do instituto e do Município do Porto, que vai decorrer ao longo do segundo semestre deste ano e está alinhada com o Plano Municipal de Saúde do Porto.  Consiste “num conjunto de tertúlias entre responsáveis de várias áreas de ação do município e especialistas dos departamentos técnico-científicos do INSA, com o objetivo de promover a literacia em saúde da população”.