INSA distinguido pela Academia Iberoamericana de Gastronomia 404

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) foi distinguido nesta quinta-feira (27) pela Academia Iberoamericana de Gastronomia com um prémio na categoria de gastronomia saudável.

A informação foi partilhada nas redes sociais pela coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do INSA, Alexandra Bento. A responsável explicou que o galardão resulta de uma candidatura submetida pela Academia Portuguesa de Gastronomia e garantiu que “em muito contribuiu para esta distinção a atividade desenvolvida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA“.

Foram várias as áreas de atuação do DAN que, enumerou Alexandra Bento, justificaram este prémio: “segurança alimentar, toxicologia e avaliação de riscos, composição dos alimentos, alimentação e nutrição, estilos de vida e impacto na saúde, através de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria”.

Promoção da nova gastronomia

O prémio da Academia foi entregue ao presidente do INSA, Fernando de Almeida, pelo presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia, Carlos Fontão de Carvalho. A cerimónia decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, no âmbito da terceira edição dos Galardões Iberoamericanos de Gastronomia.

A iniciativa tem como objetivo destacar “profissionais e instituições que se tenham distinguido na promoção da nova gastronomia caraterizada por ser Saudável, Solidária, Sustentável e Satisfatória“, acrescentou Alexandra Bento na referida publicação, destacando ainda a presença da colega Tânia Gonçalves Albuquerque, coordenadora da Unidade de Investigação e desenvolvimento do DAN, e da investigadora Carla Motta.