O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) publicou online, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, a nova versão da Tabela de Composição de Alimentos (TCA).
O documento, afeto à composição de alimentos consumidos em Portugal, “contempla dados de 1330 alimentos e de 44 componentes/nutrientes (Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais), dois dos quais (iodo e selénio) publicados pela primeira vez”, revela o INSA no seu site.
O Instituto explica ainda que a introdução de novos alimentos foi feita, “principalmente, com base no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016), com relevância para o grupo dos laticínios (queijos) e leguminosas”. As determinações analíticas dos componentes foram realizadas nos seus laboratórios, “com base numa amostragem representativa do consumo atual da população portuguesa”.
Finalmente, o INSA refere que foram efetuadas várias revisões (“teores de alguns componentes, descrição dos alimentos, exclusão de alimentos atualmente não comercializados”), adicionadas partes editáveis a mais alimentos e realizada uma revisão dos alimentos existentes na TCA relativamente à sua descrição, teor dos respetivos componentes e exclusão dos produtos que já não existem no mercado.
Aceda à Tabela de Composição de Alimentos aqui.