Inquérito revela preferência por alimentos mais sustentáveis 1222

Segundo um inquérito europeu realizado no âmbito do projeto Eat4Change, pela ANP|WWF, 87% dos portugueses acreditam que se deve consumir alimentos mais amigos do planeta, mas 79% consideram que as opções sustentáveis são demasiado caras.

O inquérito foi realizado a 11.439 pessoas, entre fevereiro e março de 2021, na Áustria, Bélgica, Suécia, França, Grécia, Portugal, Finlândia, Estónia e Reino Unido.

A análise mostra também, que 78% dos inquiridos indicam que estas opções nem sempre são fáceis de identificar e encontrar nos supermercados, o que justifica que apenas 66% acreditem que sabem como comprar sustentável.

Estas são conclusões sentidas em todos os países europeus onde o inquérito foi realizado: os cidadãos têm interesse em comer de forma mais sustentável, mas carecem de conhecimentos sobre como comprar e consumir alimentos sustentáveis.

Já em Portugal, a preocupação prende-se com os impactos ambientais causados pelos alimentos produzidos e consumidos em grande escala como a poluição (94%), a perda de biodiversidade (94%), a destruição de habitats (93%), o aquecimento global (94%) e as alterações na qualidade de lagos, rios e oceanos (94%). As mesmas preocupações são partilhadas na Europa, mas com percentagens mais baixas, a rondar entre os 77% e os 80%.

Os inquiridos considerarem que os alimentos que produzimos e consumimos têm um impacto negativo sobre o ambiente (52%), esse número sobe para 65% em Portugal.

O Eat4Change tem como principal público-alvo jovens entre os 15 e 35 anos, e tem como intuito promover hábitos alimentares sustentáveis que contribuam de forma positiva não apenas para a saúde dos cidadãos, mas também para o planeta.

Estes hábitos passam por combater o desperdício alimentar e sobretudo por comer mais produtos de origem vegetal, alimentos certificados, diversificados e de origem local e sazonal, em detrimento de carne e alimentos processados.

O Eat4Change é financiado pelo programa da Comissão Europeia Development Education and Awareness Raising (DEAR), e iniciou em maio 2020 e terminará em abril de 2024, sendo coordenada pela WWF Finlândia.

O Eat4Change está a ser implementado em conjunto com doze parceiros: ANP|WWF, AIESEC, WWF European Policy Office, Estonian Fund for Nature, Fundación Vida Silvestre Argentina e vários escritórios da WWF (Áustria, Bélgica, Brasil, França, Grécia, Reino Unido e Suécia).