Inovação vale nova distinção à BebéVida 560

A BebéVida, laboratório 100% português de tecidos e células estaminais, acaba de ser distinguida com o Estatuto INOVADORA COTEC 2021, um selo de inovação que reconheceu empresas com boas perspetivas de concretizar o seu potencial de inovação. Este é já o quinto reconhecimento conquistado pela BebéVida este ano.

Depois de vários anos a desenvolver o projeto, a COTEC, Associação Empresarial para a Inovação, lançou este ano, pela primeira vez e com o apoio de parceiros do setor financeiro, o Estatuto Inovadora COTEC, um selo de reconhecimento público que distingue as companhias com boas perspetivas de concretizar o seu potencial de inovação em crescimento rentável e em robustez financeira, baseando a sua análise numa metodologia que permite diferenciar e discriminar o desempenho através de um modelo de rating que combina inovação e impacto económico-financeiro.

Esta primeira edição recebeu 1 021 candidaturas, das quais 893 elegíveis e que se traduziram em 574 Estatutos INOVADORA COTEC, atribuídos a empresas de vários setores. No seu conjunto, estas companhias totalizam um investimento em Investigação e Desenvolvimento no valor de 335,1 milhões de euros e 8,3 mil milhões de euros em volume de negócios, empregando 71 707 pessoas.

Este selo, que atesta a inovação das empresas e que as ajuda a verem reconhecidos os seus ativos intangíveis, permite às mesmas aceder a uma rede de parceiros que valoriza este selo, assim como pode garantir melhores condições de financiamento junto dos bancos parceiros da iniciativa e ajudar a obter ganhos de eficiência na gestão de risco.

“Do universo das empresas distinguidas, apenas 2% das empresas foram do setor de atividade da saúde humana e apoio social, tendo a BebéVida sido a única empresa de criopreservação que conquistou a distinção, o que nos deixa francamente orgulhosos. Esta é mais uma importante conquista que nos motiva a dar continuidade ao trabalho que temos feito, pautado não só por elevados padrões de qualidade como por uma constante aposta na inovação e no desenvolvimento”, refere Luís de Melo, administrador do laboratório.

Prestes a completar 17 anos de existência no mercado português da criopreservação, a BebéVida recebeu outros quatro reconhecimentos em 2021: a certificação “TOP 5% Melhores PME de Portugal de 2020”, pela primeira vez; a distinção de PME Líder, pelo 11.º ano consecutivo; o estatuto PME Excelência, pela terceira vez; e obteve a renovação da acreditação FACT, a mais completa distinção que um laboratório de criopreservação de células estaminais pode ter a nível mundial, sendo o único laboratório de criopreservação português e da União Europeia com este certificado.

Criada em 2003, a COTEC Portugal, organização sem fins lucrativos, é a principal associação empresarial portuguesa que tem como missão promover o aumento da competitividade das empresas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país.