Inovação marca presença na 10.ª edição do Curso Atualização Coluna Vertebral 577

“Deformidades do Adulto” é o tema escolhido para a 10.ª edição do Curso Atualização Coluna Vertebral, dinamizado pela Unidade de Anatomia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e que conta com o apoio da Medtronic.
O curso, que decorre entre os dias 12 e 13 de outubro, tem como principal objetivo dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos no âmbito do tratamento cirúrgico da coluna vertebral.
A Prof.ª Dr.ª Maria Dulce Madeira, o Prof. Dr. António Sousa, o Dr. Vitorino Veludo e o Dr. André Pinho estão responsáveis pela coordenação deste curso, que realiza este ano a sua 10º edição.
Num mundo cada vez mais tecnológico, avanços como a Inteligência Artificial (IA) têm vindo a ser cada vez mais utilizadas em áreas como a saúde. Nesse sentido, na edição deste ano, além da já habitual dissecção de cadáveres, como forma de os alunos aplicarem e praticarem os conhecimento adquiridos, estes também têm a possibilidade de utilizar a realidade virtual no contexto de formação.
A abordagem híbrida é uma mais valia na edição deste ano, uma vez que permite uma formação mais completa aos alunos, pois conseguem perceber qual o benefício para a sua prática clínica, compreendendo o impacto que esta traduz na vida dos doentes.
No primeiro dia do curso, estão em análise temas como a anatomia da coluna vertebral, o estudo da imagem, as classificações e scores de avaliação, a osteoporose associada a doentes com deformidades da coluna os tipos de osteotomias e suas indicações, a fusão sacro-ilíaca e os fatores de risco associados a diferentes estratégias de tratamento.
Por sua vez, o segundo dia aborda questões como a flatback, o melhor implante a aplicar para suporte, de que forma é que se podem prevenir possíveis complicações, a diminuição da necessidade de transfusão de hemoderivados e o papel da medicina física e de reabilitação na recuperação pós-operatório. Em ambos os dias, o período da tarde é dedicado às sessões práticas.
No final, os participantes têm de realizar um teste de avaliação de escolha multiplica, como forma de receberem o certificado de participação na formação.