Lisboa, 25 de maio de 2021 – A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica, encontram-se em contagem decrescente para o encerramento das candidaturas para a 2ª Edição da Bolsa de Investigação em Leucemia Linfocítica Aguda (LLA), às 24 horas do dia 8 de junho de 2021. Uma iniciativa que promove a investigação científica e/ou epidemiológica para uma patologia que atinge cerca de 20 a 30% das crianças com cancro.
A bolsa de investigação, no valor de 15 mil euros, é direcionada a investigadores nacionais ou estrangeiros de instituições portuguesas, que desenvolvam projetos de investigação na área da Leucemia Linfocítica Aguda, e pretendam obter financiamento para explorar novas questões, com o objectivo de avançar o conhecimento científico numa doença ultra-rara.
Manuel Abecasis, Presidente da APCL, menciona que “a LLA é um tipo de cancro que não escolhe idades. É mais frequente nas crianças, sendo que aproximadamente 25% dos diagnósticos são em crianças com menos de 15 anos. Nas crianças a probabilidade de remissão, na apresentação da doença, ronda os 90%. Já nos adultos, ou nas crianças com recaída da doença, o cenário é completamente diferente, pois a probabilidade de remissão é muito menor. Neste sentido, estamos perante uma excelente oportunidade para fomentar a descoberta e investigação na LLA para encontrar respostas que atendam às necessidades destes doentes.”
Para João Raposo, Presidente da SPH, “a bolsa de investigação é mais um passo para a saúde publica e para todos os profissionais que se interessam por esta patologia. Estamos ansiosos para avaliar as candidaturas e perceber, de forma mais aprofundada, como é que podemos contribuir para melhorar os resultados em saúde do doente, seja a nível do tratamento ou da qualidade de vida, na busca de respostas científicas para uma doença hemato-oncológica onde permanece uma evidente necessidade médica não satisfeita”.
Tiago Amieiro, Diretor-geral da Amgen, frisa ainda que “estamos em contagem decrescente para uma iniciativa que reforça mais uma vez, no período em que vivemos, que nenhum doente pode ficar para trás. A Amgen está empenhada em dar respostas a todos os doentes e concretizar a missão de melhorar a sua qualidade de vida, com novos tratamentos, diagnósticos mais rápidos e melhoria da prática clínica. Uma iniciativa coletiva a pensar no bem-estar individual de cada doente”.
Os projetos que deverão ser submetidos para o e-mail para bolsas@apcl.pt, serão avaliados por um júri idóneo, composto por peritos de reconhecido mérito em investigação científica e experiência profissional e/ou académica em hemato-oncologia em Portugal e/ou internacional, nomeado pela APCL e SPH. O regulamento da bolsa pode ser consultado nos sítios dos parceiros.
Sobre a Associação Portuguesa Contra a Leucemia:
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) que conta com 15 anos de atividade foi fundada em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro HematoOncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram. A principal motivação dos Fundadores da APCL radicou na sua compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a devastadora doença que é a Leucemia.
A APCL tem como missão contribuir, para a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, apoiando as famílias e doentes mais necessitados, a nível nacional, mas também promover a prevenção, tratamento e investigação clínica.
Site: www.apcl.pt;
Facebook: http://www.facebook.com/AssociacaoPortuguesaContraLeucemia
Sobre a Sociedade Portuguesa de Hematologia:
A Sociedade Portuguesa de Hematologia é uma associação sem fins lucrativos, constituída por médicos e outros profissionais ligados à saúde empenhados na prática e (ou) investigação no campo da Hematologia. Tem como objetivo promover e contribuir para o desenvolvimento da hematologia, nas suas diversas expressões: clínica; laboratório; transfusão; imunohematologia; ciências afins; e nos seus diferentes aspetos: social (profilático e assistencial); técnico-científico; pedagógico; investigação; profissional.
Sobre a Amgen:
A Amgen está empenhada em desenvolver o potencial da biologia para o tratamento de doentes que sofrem de doenças graves, descobrindo, desenvolvendo, fabricando e fornecendo terapêuticas inovadoras para uso humano. Esta abordagem começa com a utilização de ferramentas como a genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana.
A Amgen concentra-se em áreas de elevada necessidade médica não atendida e aproveita a sua experiência no fabrico de produtos biológicos para encontrar soluções que melhorem os resultados em saúde e melhorem drasticamente a vida das pessoas. Pioneira em biotecnologia desde 1980, a Amgen cresceu e tornou-se a maior empresa independente de biotecnologia do mundo, alcançou milhões de doentes em todo o mundo e está a desenvolver uma linha de medicamentos com potencial disruptivo. Para mais informação visite www.amgen.pt.