Ingestão exclusiva de leite de amêndoa provoca escorbuto a bebé 849

20 de Janeiro de 2016

Foi diagnosticado escorbuto a um bebé de 11 meses que se alimentava exclusivamente de uma bebida com leite de amêndoa, sésamos em pó, malte de arroz, painço e outros probióticos, recomendada por um médico.

No entender dos investigadores, que divulgaram o caso na revista científica “Pediatrics”, a dieta à base de bebidas de origem vegetal é a causa da doença rara que ficou conhecida por afetar marinheiros na época dos Descobrimentos.

«Quando bebidas à base de plantas são a dieta exclusiva no primeiro ano de vida e não usadas como um suplemento ao leite em pó ou materno podem surgir problemas nutricionais graves», explicou Isidro Vitoria, autor do estudo.

A criança em questão apresentava problemas de crescimento e fraturas nas pernas e costas, por falta de vitamina C.

Os especialistas aconselham a que no primeiro ano de vida os bebés consumam entre 50 e 60 miligramas de vitamina C por dia. Alertam para o facto de 240 mililitros de leito materno terem 11 miligramas de vitamina C, e de o leite em pó ter 10 a 30 miligramas de vitamina C por cada 100 calorias.

Para substituir o leite materno não se devem utilizar apenas bebidas de origem vegetal, continuam os especialistas, mas sim tentar introduzir frutas, leite em pó ou leite materno para manter os níveis recomendados de vitamina C, noticiou o “DN”.