O Escritório Regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou um projeto para recolha de evidência científica que suporte uma eventual implementação de informações de saúde nos rótulos de bebidas alcoólicas. Para tal, foi lançado um questionário com o objetivo de auscultar a opinião dos cidadãos europeus.
E se as bebidas alcoólicas tivessem nos seus rótulos informações de saúde como acontece, por exemplo, com o tabaco? A discussão está lançada e surge depois de no mês passado a Comissão Europeia ter confirmado estar a estudar esta possibilidade, requerida pela Irlanda e condenada por países como Portugal ou a Itália.
Para já, é a própria OMS que quer saber o que sentem os europeus em relação à temática. O estudo, confidencial, anónimo, online e voluntário, procura recolher a opinião de consumidores de álcool (“indivíduos que consumiram pelo menos uma bebida alcoólica nos últimos 12 meses), maiores de 18 anos. Estes inquiridos são convidados a analisar algumas imagens e a responder às questões colocadas pela organização.
Comissão Europeia confirma que está a trabalhar em alertas de saúde no vinho
“As suas respostas vão ajudar a criar imagens apropriadas e informativas, que poderão ser amplamente distribuídas”, explica a OMS na informação que serve de introdução ao questionário, que demora “entre 5 e 10 minutos” a ser preenchido. Explica ainda que poderá divulgar os dados e resultados obtidos, mas que “nenhuma informação que identifique os participantes será alguma vez apresentada”.
Aceda ao questionário aqui.