09 de janeiro de 2019 O Redux – Redutor de Medidas e o Composto Natural Dieta são produtos ilegais, avançou o INFARMED em comunicado. Em causa está a composição destes produtos e a não autorização dos mesmos no mercado em Portugal.
«Atendendo a que não está garantida a qualidade, segurança e eficácia deste produto, a sua utilização é proibida em Portugal», como se pode ler no comunicado do INFARMED na sua página online.
Após análise no laboratório do INFARMED, verificou-se que o produto Composto Natural Dieta, em cápsulas, contém as substâncias ativas furosemida, hidroclorotiazida fluoxetina e bupropiom e ainda sibutramina – substância que já havia sido retirada do mercado europeu, por constituir um risco para a saúde. Já o Redux – Redutor de Medidas partilha da mesma composição do Composto Natural Dieta, incluindo ainda a substância bisacodilo.
De acordo com o INFARMED, a deteção destes produtos deu-se na alfândega, na sequência da colaboração entre a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e a Autoridade Tributária e Aduaneira e deverão ter origem em vendas através da Internet, não tendo sido identificados no circuito legal, como o caso das farmácias.
Face a esta situação o INFARMED deixa o alerta às entidades que disponham deste produto que não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo comunicar de imediato com a instituição de autoridade do medicamento. Os utentes que disponham deste produto não o devem utilizar, devendo entregar as embalagens em causa na farmácia para posterior destruição. |