I Congresso do Serviço de Nutrição da ULSTMAD foi “um exemplo positivo de integração” 182

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) realizou, no passado dia 11 de outubro, o I Congresso do Serviço de Nutrição da ULSTMAD – novos desafios na articulação dos cuidados nutricionais.

Este evento foi para a organização “um exemplo positivo de integração entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares na área da nutrição, envolvendo profissionais do Serviço de Nutrição, profissionais de outras áreas com as quais o Serviço se relaciona multidisciplinarmente, e outros parceiros na prestação de cuidados nutricionais à população de Trás-os-Montes e Alto Douro”.

Com mais de uma centena de participantes, a iniciativa contou com personalidade de destaque nacional ao nível da nutrição em Portugal, como Manuela Nogueira, em representação da bastonária da Ordem dos Nutricionistas; a presidente do Colégio de Especialidade de Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas e também diretora executiva da Sociedade Portuguesa de Nutrição Clínica e Metabolismo, Graça Ferro; a representante do Conselho de Especialidades de Nutrição Comunitária, Patricia Padrão; a coordenadora do Departamento de Nutrição e Alimentação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e primeira Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento; a diretora do Programa Nacional da Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde, Maria João Gregório; e a secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Helena Real.

No final do evento, Clara Matos, diretora do Serviço de Nutrição da ULSTMAD, considerou que o sentimento era de “missão cumprida”, por terem conseguido dar a conhecer o que o Serviço de Nutrição vai fazendo diariamente: a diferença.

O Congresso serviu, também, como ponto de partida para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, lançado o mote para falar e refletir sobre a fome e destacando a alimentação como um direito humano. O Serviço de Nutrição da ULSTMAD preparou um cabaz com bens alimentares que foram oferecidos pelos elementos do Serviço, mas quis ir mais longe, e lançou o desafio aos participantes e convidados para se associarem à causa, aumentando, desta forma, a recolha de alimentos, e mostrando que “é possível ajudar quem tem menos recursos económicos através de melhores escolhas alimentares”.

A entrega dos alimentos decorreu no dia 16 de outubro e teve a presença dos membros do Conselho de Administração da ULSTMAD e dos representantes da Refood Vila Real.