Helena Ávila quer “pensar, agir e valorizar” a Alimentação Coletiva e Restauração 1010

Com as eleições para os Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas à porta – acontecem a 2 de julho -, a VIVER SAUDÁVEL apresenta-lhe as listas que vão a sufrágio, bem como os seus principais objetivos e motivações.

Os nutricionistas dirigem-se às urnas para escolher os vários representantes para o mandato 2022-2026 e, assim, damos-lhe também a informação relevante sobre os cabeças de lista.

Esta segunda-feira, fique a saber mais sobre Helena Ávila e a sua lista “Juntos para pensar, agir e valorizar” (Lista K), que se candidata ao Conselho de Especialidade em Alimentação Coletiva e Restauração (ACR).

Helena Ávila (0014N) é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, sendo ainda mestre em Alimentação coletiva pela mesma instituição do ensino superior.

Atualmente, tem a função de diretora da qualidade na empresa de restauração coletiva Uniself, SA. Simultaneamente, é professora convidada no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e da Universidade Fernando Pessoa na licenciatura em Ciências da Nutrição.

O seu programa refere que tem “experiência profissional na área da alimentação coletiva, gestão da qualidade, segurança alimentar e ambiente, segurança e saúde no trabalho e sustentabilidade”.

A principal figura da Lista K é membro da Comissão Científica do Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) desde 2007. Foi presidente da direção da APN, diretora da Revista Nutrícias (atual Ata Portuguesa de Nutrição); membro da direção, presidente da Comissão de Estágios e coordenadora da Comissão de Alimentação Coletiva e Restauração da Ordem dos Nutricionistas, membro da European Specialist Dietetic Network (Foodservice Dietetics Committee) da European Federation of the Associations of Dietitians pela Associação Portuguesa de Nutrição, Membro fundador da Federação Académica do Porto.

Sob o lema “Juntos para pensar, agir e valorizar”, a lista encabeçada por Helena Ávila pauta o seu “Programa de Ação em 3 importantes vetores”: pensar, agir e valorizar.

A Lista K “congrega elementos com capacidade científica, de decisão, planeamento e realização, bem como com determinação para contribuir para a elevação da área e dos nutricionistas que a integram”, e assume-se como “representativa das diversas práticas profissionais em ACR, englobando colegas de diferentes zonas do país”.

O programa (que pode ler clicando aqui) destaca vários tópicos importantes, como a elaboração de “normas técnicas e de orientação em ACR”, incentivar a “liderança do nutricionista em ACR” ou “explorar áreas de atuação dos nutricionistas na ACR” de modo a criar “canais de comunicação”.