A GSK está a lançar uma nova edição do programa “Target the Future”, uma iniciativa global que tem como objetivo dar resposta aos principais desafios da comunidade de pessoas com mieloma múltiplo. A edição do Programa deste ano está focado na diminuição das disparidades no acesso aos cuidados de saúde entre as pessoas com mieloma múltiplo. Fatores como o estatuto socioeconómico e a zona de residência podem impactar negativamente os resultados em saúde de pessoas com mieloma múltiplo.1
“O mieloma múltiplo é uma doença complexa e as disparidades no acesso aos cuidados de saúde representam uma barreira significativa nos resultados clínicos dos doentes que vivem em comunidades desfavorecidas. É crítico criar soluções tangíveis que respondam a esses desafios para eliminar as disparidades em saúde e para assegurar uma melhoria sustentável dos cuidados de saúde destas pessoas. O “Think Tank Challenge” deste ano procura reconhecer e premiar iniciativas inovadoras que permitam ajudar a melhorar a vida dos doentes com Mieloma Múltiplo”, explica Tania Small, MD, VP, Global Medical Oncology Head na GSK.
O “Think Tank Challenge” vai premiar o vencedor com uma bolsa de £85.000 (equivalente a 100.000 euros) para apoiar a concretização da sua ideia. O desafio está aberto até 7 de Julho de 2023 e recebe ideias e soluções de todo o mundo que permitam combater disparidades em saúde. O painel “Think Tank”, um grupo consultivo multidisciplinar de pessoas ligadas pessoal e profissionalmente à comunidade do mieloma múltiplo, continua a orientar o programa irá selecionar a ideia vencedora. O painel irá rever as candidaturas e selecionar três finalistas para apresentarem as suas ideias ao júri durante um evento virtual, transmitido no final deste ano.
São consideradas candidaturas individuais (por exemplo, doentes, cuidadores e/ou investigadores) e organizações sem fins lucrativos. Profissionais de saúde, organizações com fins lucrativos e colaboradores da GSK não são elegíveis.
O primeiro vencedor da bolsa “Target the Future – Think Tank Challenge” foi a Fundação HealthTree, uma organização sem fins lucrativos que ajuda os doentes a aprenderem mais sobre a sua saúde e encoraja-os a tornarem-se os seus melhores defensores. A sua proposta, o “HealthTree Equity and Diversity for Multiple Myeloma Program”, está a ajudar a melhorar o acesso, educação e apoio aos doentes que pertencem a minorias.