GSK lança Programa de Abastecimento Sustentável para fornecedores 521

A GSK lançou na Semana do Clima de Nova Iorque um novo Programa de Abastecimento Sustentável, de forma a ajudar os seus fornecedores a terem um impacto neutro no clima e um impacto positivo na natureza.

As cadeias de abastecimento representam uma parte significativa da pegada ambiental da indústria farmacêutica, particularmente a produção de ativos que consomem recursos de aquecimento, energia e água de forma intensiva durante o processo de produção. 40% da pegada de carbono da GSK ocorre dentro da sua cadeia de abastecimento, e os fornecedores representam uma parte substancial do impacto da empresa na água, resíduos e biodiversidade globalmente1,2,3,4. Isto significa que colaborar com cadeias de abastecimento é fundamental para alcançar as metas ambientais da GSK.

O Programa de Abastecimento Sustentável da GSK vai exigir e ajudar os fornecedores a implementarem medidas relacionadas com as emissões de carbono, energia, aquecimento, transporte, água, resíduos e fornecimento sustentável de materiais que não impliquem desflorestação. As áreas específicas de ação vão incluir: divulgação de emissões, definição de metas de redução de carbono e planos de entrega alinhados com a iniciativa da Science Based Targets de limitar o aquecimento global a 1,5 graus, de várias formas, tais como a mudança para fontes renováveis de energia e aquecimento, alcance da neutralidade da água em áreas em stress hídrico, diminuição de 10% dos resíduos produzidos, alinhamento com os padrões mínimos de fornecimento que a GSK é responsável e transportadoras com soluções de transporte verde.

A ação do fornecedor, por sua vez, vai ajudar a GSK a alcançar os seus objetivos ambientais no clima e na natureza, e contribuir para criar valor a longo prazo e construir mais resiliência de negócio.

Como parte deste novo programa, a GSK vai apoiar ativamente os seus fornecedores na formação e na adoção de novas medidas de sustentabilidade ambiental. No próximo mês, a GSK reunirá mais de 160 fornecedores que são cruciais para atingir as metas de sustentabilidade da empresa, de forma a discutir como trabalhar em conjunto tendo em conta estes objetivos comuns, e de forma a perceber o apoio que os fornecedores vão precisar.

“O lançamento do Programa de Abastecimento Sustentável é um grande passo para trazer os nossos fornecedores para o caminho da sustentabilidade e para a GSK alcançar os seus objetivos climáticos e para com a natureza. Enquanto empresa global biofarmacêutica comprometida em vencer as doenças, devemos trabalhar mais do que nunca com a nossa cadeia de abastecimento para catalisar mudanças positivas nos sistemas ambientais, proteger a saúde do planeta e das pessoas”, refere Lisa Martin, Chief Procurement Officer na GSK.

“A nossa missão é permitir que os nossos clientes tornem o mundo mais saudável, limpo e seguro. Como fornecedor de longa data e parceiro estratégico da GSK, estamos orgulhosos de nos juntarmos a esta iniciativa antecipando o nosso impacto ambiental, contribuindo para as nossas metas comuns de impacto zero e protegendo a natureza juntos”, afirma Konrad Bauer, SVP Global Business Services da Thermo Fisher Scientific.