Governo cria observatório de preços para “garantir justiça na distribuição de valor” 787

O Ministério da Agricultura anunciou a criação de um observatório de preços “Nacional é Sustentável”, face ao aumento dos custos dos fatores de produção e à tendência inflacionista nos bens alimentares.

Em declarações à TSF, Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e Alimentação, indicou que quer ver a funcionar este observatório ainda este ano, de 2022. apesar de ainda não ter datas definidas, a ministra indicou que a ideia foi recebida de forma “francamente positiva” pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), e sublinha que “todos vão ganhar com isto”.

De acordo com o explicado, este organismo tem como missão “avaliar os impactos da conjuntura de mercado nos preços ao nível do consumidor”.

O observatório vai ficar a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), devendo a Autoridade de Gestão do PDR 2020 abrir um aviso, no âmbito da Rede Rural Nacional, com vista ao seu financiamento.

O objetivo é “garantir que na cadeia de valor, da produção ao retalho, não há nenhum elo que receba menos do que o elo anterior da cadeia, algo essencial para garantir a justiça da distribuição de valor”, explicou a ministra, à TSF.

Tem também como objetivo acompanhar os custos e preços na cadeia de valor agroalimentar, face ao aumento verificado nos fatores de produção, que se traduzem numa “tendência inflacionista” nos alimentos.

Os primeiros alimentos, que vão constituir o “projeto-piloto” do observatório, serão os “essenciais na mesa de qualquer família”, mas o objetivo do executivo é o de que o âmbito de investigação seja alargado “à medida do possível”.