Governo: Carenciados vão receber cabazes de alimentos 757

20 de janeiro de 2017

Os cidadãos com mais dificuldades económicas vão passar a receber um cabaz de alimentos, no âmbito do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), anunciou ontem o Governo.

Este programa de apoio alimentar entrará em vigor a partir do segundo semestre deste ano e terá como destino 60 mil cidadãos.

Os cabazes, compostos por seis quilos de alimentos, serão entregues às instituições de solidariedade social e, por sua vez, doados às famílias.

«A definição do cabaz alimentar foi feita em conjunto com a Direção-Geral da Saúde para que os beneficiários deste programa pudessem ter um apoio alimentar que correspondesse a 50% das suas necessidades nutricionais ao longo de um ano», adiantou Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.

No anterior Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados foram adquiridas e distribuídas 16 mil toneladas de alimentos e, nos anos seguintes, foram distribuídas sete e oito mil toneladas a cerca de 440 mil pessoas, o que correspondeu, em média, por beneficiário a 1,6 quilos de alimentos por mês, avançou a “Lusa”.