Gorduras saudáveis podem evitar um milhão de mortes por doenças cardíacas 811

21 de Janeiro de 2016

Um novo estudo revela que a ingestão de mais gorduras saudáveis poderia evitar a morte de um milhão de pessoas, todos os anos, devido a doenças cardíacas.

A investigação, publicada ontem no “Journal of the American Heart Association”, estima que cerca de 10% das mortes provocadas por doenças cardíacas, dá-se devido a uma ingestão reduzida de gorduras polinsaturadas.

Este estudo, que também se foca no impacto negativo das gorduras saturadas, estima ainda que cerca de 8% das mortes por doenças cardíacas são motivadas pelo excesso de gorduras trans. O que significa que a redução de ingestão de gordura trans pode levar à diminuição de 537 mil mortes provocadas por doenças cardíacas, de acordo com informações avançadas pelo portal “WebMD”.

Segundo os investigadores da Tufts Friedman School of Nutrition Science and Policy, em Boston, as mortes por gorduras trans estão a diminuir nos países ocidentais. No entanto, os EUA e o Canadá estão na lista dos quatro países onde as mortes por doenças cardíacas são atribuídas à ingestão de gordura trans.