A Friends of Glass, fórum europeu de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a posterior reciclagem destas embalagens, anuncia uma nova campanha que visa reforçar a consciência ambiental junto do público infantil.
As crianças são as protagonistas da iniciativa, transmitindo uma mensagem de esperança e inspiração. A campanha será lançada dia 31 de outubro com presença em televisão, rádio e plataformas online. A produção e o conceito criativo ficaram a cargo da MARCO Agency.
Aumentar a reciclagem
Sob o mote “Uma mensagem para o futuro”, esta iniciativa procura ajudar o desafio nacional de aumentar a reciclagem de embalagens de vidro. Com uma taxa de reciclagem de 55% (Eurostat 2021), Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer para atingir a meta de 70% até 2025 e 75% em 2030, definida para os Estados Membros da UE.
A narrativa em torno desta campanha surgiu da ideia das garrafas de vidro serem historicamente vistas como um veículo de mensagens. Assim, essas embalagens tornam-se símbolos que guardam ideias e mensagens. Neste caso, a reciclagem das embalagens de vidro torna-se a verdadeira mensagem para o futuro.
Ao longo do spot televisivo é possível acompanhar a resposta de diferentes crianças a questões sobre a preservação do planeta e a importância da reciclagem ser efetuada corretamente. Com uma vertente educativa aliada à sua espontaneidade, o público infantil assume o papel de agente de mudança, tendo a responsabilidade de consciencializar sobre a temática da reciclagem associada à preservação do planeta.