Forbes distingue o médico Luis Madero – consultor científico da BebéVida – pelo 5.º ano consecutivo 727

Luis Madero, consultor científico do laboratório português de tecidos e células estaminais BebéVida, acaba de ser distinguido pela Forbes, pelo 5.º ano consecutivo, como um dos 100 melhores médicos em Espanha, e um dos seis melhores na sua especialidade – oncologia.

Todos os anos, a Forbes identifica os nomes mais importantes por especialidade médica, reconhecidos a nível nacional e internacional pela excelência no desenvolvimento das suas atividades assistenciais, clínicas, de investigação, divulgação e ensino. Passados cinco anos desde a primeira distinção, Luis Madero volta a destacar-se entre os melhores especialistas médicos em Espanha.

Luis Madero, consultor científico do banco de tecidos e células estaminais BebéVida desde 2017, apresenta uma vasta experiência na transplantação hematopoiética, tendo sido responsável pelo primeiro transplante com recurso a sangue do cordão umbilical em Espanha. Até hoje, realizou mais de 100 transplantes com recurso a esta fonte de células estaminais.

Durante os mais de 40 anos da sua carreira, a sua investigação focou-se no tratamento de leucemias infantis, imunoterapia celular e oncolítica para tumores pediátricos metastáticos, refratários ou recorrentes, exercício físico em crianças com cancro, assim como ensaios clínicos em fase inicial e desenvolvimento de novos alvos terapêuticos.

Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade Complutense de Madrid, Luis Madero especializou-se em oncologia pediátrica. Além de dirigir o Serviço de Hemato-Oncologia Pediátrica no Hospital Quirónsalud-Madrid, é chefe do Serviço de Onco-Hematologia e Transplante Hematopoiético do Hospital Niño Jesús, em Madrid, onde desenvolve o seu trabalho de investigação em diferentes projetos. É também chefe do Grupo de Progenitores Hematopoiéticos e Terapia Celular do Instituto de Pesquisa do Hospital Universitário da Princesa e professor catedrático do departamento de pediatria da Universidade Autónoma de Madrid.