“Food and Environmental Transition: time to listen to nature” é o título da Conferência internacional onde a ativista ambiental Vandana Shiva, cientista e membro do conselho do Fórum Internacional sobre Globalização, conhecida também como “Gandhi dos grãos”, fará um keynote speech. Um evento organizado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, no âmbito do INSURE.hub – uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia e da Católica Porto Business School com a Planetiers New Generation –, e pela Fundação de Serralves.
Discutir e refletir sobre temas na área da sustentabilidade, regeneração, biodiversidade e sistemas alimentares que terão impacto na sociedade nos próximos 100 anos são os objetivos desta conferência internacional.
A conferência será dividida em três partes distintas. O primeiro painel irá abordar o tema da “Biodiversidade e Regeneração” e contará com a participação de Helena Freitas, diretora do Parque de Serralves, onde abordará a natureza e o futuro tendo como exemplo o parque; Luis Rochartre, consultor sénior da Planetiers New Generation & INSURE.hub que irá falar sobre a nova era de investimentos de base natural que exploram créditos voluntários de carbono, e de António Vasconcelos, co-líder da Planetiers NG e do INSURE.hub para abordar o tema da emergência de líderes empresariais progressistas com propósitos regenerativos sustentáveis.
O segundo painel terá como tema “Sistemas Alimentares” e contará com a presença de Marta Vasconcelos, professora e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa que irá abordar o tema da diversificação das fontes de proteínas; Manuela Pintado, professora da Escola Superior de Biotecnologia e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/UCP) e co-líder do INSURE.hub que abordará o tema da valorização do desperdício alimentar. Haverá também uma apresentação de Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores do Continente, e de Pedro Rocha sobre o projeto Noocity.
Vandana Shiva, cientista e activista ambiental indiana, fundadora da organização não governamental Navdany, que tem como principal objetivo a promoção e conservação da agricultura biológica, biodiversidade de sementes e dos direitos dos trabalhadores da Índia, fará uma apresentação na terceira e última parte da Conferência. Para comentar esta apresentação, o painel contará com a participação de Helena Freitas e Manuela Pintado, com moderação de Arminda Deusdado, jornalista e diretora-geral da produtora Farol de Ideias.
A abertura da Confência “Food and Environmental Transition: time to listen to nature” ficará a cargo de Ana Pinho, chairman da Fundação de Serralves, e de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa. A conferência terá lugar no Auditório da Fundação de Serralves no dia 30 de outubro, pelas 14h30. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.