As Farmácias Holon Covilhã e Fundão apadrinham o movimento de apoio às mulheres sobreviventes de cancro da mama.
Este programa é promovido pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior em articulação com outras entidades locais. Em Janeiro de 2021 as Farmácias Holon da Covilhã e Fundão apadrinharam este projeto, sendo que para além do apoio logístico e financeiro promovem também o projeto nas farmácias.
Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama e 1.800 mulheres morreram com esta doença.
O projeto “Mama Move” é constituído por sessões de exercício físico específico, supervisionado e orientado para mulheres sobreviventes de cancro da mama.
“A atividade física adaptada e sob a orientação especializada, é benéfica para as pessoas que vivem com cancro da mama. Atualmente, a aposta num estilo de vida saudável é fundamental para, por um lado, prevenir esta doença, e por outro, melhorar os resultados terapêuticos após o diagnóstico. Foi de acordo com estas premissas que decidimos promover este movimento. Queremos que o exercício físico acrescente “vida aos anos” destas mulheres”, explica o professor Ricardo.
De forma resumida podemos dizer que este programa serve de complemento terapêutico com o objetivo de:
• Melhorar a capacidade aeróbia;
• Melhorar a força muscular;
• Melhorar a qualidade de vida;
• Controlar a composição corporal;
• Gerir alguns sintomas relacionados com a doença e tratamento, como por exemplo a fadiga, a dor e as náuseas.
Juntos por mais saúde é a premissa desta parceria que pretende até ao final do ano envolver um maior número de beneficiários.