
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Alexandra Bento, garantiu, em declarações à rádio TSF, que uma família pode poupar cerca de 400 euros por ano com a isenção de IVA em produtos essenciais.
Reconhecendo que “em famílias que têm dificuldades económicas tudo é bom, mas também ao mesmo tempo tudo parece pouco”, a bastonária afirmou, contudo, que a ON fez um exercício em que analisou o impacto da medida que isenta 44 produtos essenciais do pagamento do IVA, anunciada esta segunda-feira pelo Governo.
“Num ano inteiro, uma família composta por pai, mãe e o seu filho adolescente, a poupança que resultava ao final de um ano situava-se na casa dos 400 euros. Quando falamos em 400 euros num ano inteiro, é dinheiro”, explicou a bastonária à TSF esta terça-feira.
São 44 os produtos abrangidos por esta medida, entre os quais massa, arroz, ovos de galinha ou carne de porco. Resta uma aprovação pelo parlamento e posterior promulgação pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para que os portugueses comecem a poupar, já em abril.