Eurobarómetro: Portugueses fazem cada vez menos exercício físico 1109


06 de abril de 2018

Atualmente, apenas 26% dos portugueses diz fazer exercício físico ou deporto com alguma ou muita regularidade (entre uma a cinco vezes por semana). Em 2014 eram 28% e em 2010 eram 33%, de acordo com os dados do último Eurobarómetro sobre desporto e exercício físico, realizado pela Direção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia.

Na União Europeia, pior do que Portugal, só a Hungria (24%), a Grécia (23%), a Roménia (19%) e a Bulgária (16%), avançou o “Público”.

De acordo com o estudo, 74% dos portugueses explicam que «nunca» ou «raramente» fazem exercício físico ou praticam desporto, o que torna Portugal no 5º país onde mais inquiridos mostram ser particularmente sedentários. Falta de tempo, falta de motivação e os custos associados à prática de desporto são as justificações mais apontadas pelos portugueses para não participarem em nenhuma atividade física.

O facto de estes números estarem «a piorar» é algo que «preocupa e reforça a necessidade de investir nesta área», revelou o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.

Para Pedro Teixeira, «o que estamos a fazer nos últimos anos em Portugal não está a funcionar. Há outras forças na sociedade que estão a encaminhar os portugueses para o sedentarismo».

«Temos de reformular a nossa forma de ver a atividade física», rematou.