#EUChooseSafeFood aconselha: seis passos para cuidar dos alimentos no regresso às aulas 843

No âmbito da segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood, a ASAE e a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) tomaram a iniciativa de “ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias” dos cidadãos.

Com o regresso às aulas a acontecer, ou a estar perto de acontecer, as instituições deixam seis dicas para saber “como cuidar dos alimentos” nesta altura do ano.

“Alimentos não seguros contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas prejudiciais podem causar mais de 200 doenças diferentes – desde diarreias a cancros, de acordo com a Organização Mundial de Saúde”, explica Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, adicionando ainda que “há muitas coisas práticas que podemos fazer em casa quando se trata de como armazenar e preparar alimentos. Certificarmo-nos de que conhecemos e usamos algumas regras básicas na cozinha pode impedir-nos de adoecer e manter-nos a salvo de doenças de origem alimentar”.

Na linha do #EUChooseSafeFood as seis dicas são as seguintes:

Mantenha tudo limpo: lave as mãos antes de manusear os alimentos e durante a preparação dos mesmos, bem como depois de ir à casa de banho. Além disso, lave e higienize todas as superfícies e equipamentos utilizados para a preparação de alimentos, e proteja áreas de cozinha e alimentos contra insetos, pragas e outros animais.

Separe crus de cozinhados: separe carne crua, incluindo de aves, e produtos da pesca de outros alimentos. Utilize equipamento e utensílios diferentes, tais como facas e tábuas de corte, para preparar carne crua, e armazene os alimentos em recipientes fechados para evitar o contacto entre alimentos crus e cozinhados.

Cozinhe os seus alimentos completamente: cozinhe bem os alimentos, especialmente carnes, ovos e mariscos. Ferva alimentos como sopas e guisados para se certificar de que atingiram os 70°C e, para carnes, certifique-se de que os sucos são claros e não cor-de-rosa. Idealmente, utilize um termómetro de carne. Reaqueça completamente os alimentos cozinhados.

Mantenha os alimentos a temperaturas seguras: não deixe comida cozinhada à temperatura ambiente por mais de 2 horas e refrigere rapidamente todos os alimentos cozinhados e perecíveis (de preferência abaixo de 5°C). Além disso, mantenha os alimentos cozinhados quentes (mais de 60°C) antes de servir e não armazene alimentos durante muito tempo, mesmo no frigorífico.

Descongele em segurança: alguns alimentos são seguros para cozinhar a partir de congelados. Verifique as instruções de cozedura na embalagem. Se precisar de descongelar alimentos, a forma mais segura de o fazer é no frigorífico.

Utilize água potável e matérias-primas seguras: use água potável ou trate-a para a tornar segura. Escolha alimentos processados por segurança, tais como leite pasteurizado. Além disso, lave frutas e vegetais, especialmente se consumidos crus, e não utilize os alimentos para além da sua data-limite de consumo.