Segundo um artigo científico, publicado na revista Nutrients, o consumo de hidratos de carbono (β-glucano e isomaltulose) ajuda a regular os níveis glicémicos e a prevenir o aparecimento da diabetes.
Para avaliar o efeito de uma redução de hidratos de carbono nos níveis glicémicos de uma dieta de 24 horas, os autores incorporaram nutrientes funcionais inovadores, como β-glucano e isomaltulose, e alimentos alternativos de baixo índice glicémico, como o macarrão ou arroz.
Os resultados desta pesquisa validaram a estratégia de redução do índice glicémico, após substituírem os hidratos de carbono básicos por outros mais funcionais e inovadores, como o β-glucano e isomaltulose, no regime alimentar.
Neste estudo, participaram 12 homens chineses, que seguiram diferentes dietas alimentares – isocalórica e tipicamente asiática com um índice glicémico reduzido -, durante 24 horas.
Concluiu-se que estes hidratos de carbono funcionais podem melhorar a qualidade da dieta alimentar, ao mesmo tempo que ajudam a melhorar o índice glicémico.
Os investigadores alertam, ainda assim, para a necessidade de se fazerem mais pesquisas sobre a relação entre estes nutrientes inovadores e o tratamento da diabetes.
Pode consultar mais informações aqui.