Estudo revela que o consumo de café pode ajudar na perda de peso 1011

De acordo com um estudo da Universidade de Nottingham, publicado na revista Scientific Reports, o consumo de café ajuda a estimular o aparecimento de “gordura boa” – ou “gordura castanha” – responsável por queimar calorias.

Esta camada adiposa tem como principal função ajudar a aquecer o corpo, queimando as calorias, em vez de ser um resultado do seu excesso – tal como acontece com a “gordura branca”.

Por esta razão, as pessoas com um índice de massa gorda inferior tendem a possuir uma quantidade muito maior de “gordura castanha”.

Os investigadores concluíram que o café estimula o aparecimento da “gordura castanha”, tornando-se benéfica para a perda de massa gorda e, consequentemente, para o emagrecimento.

Os autores explicaram que “a gordura castanha funciona de forma diferente do resto da gordura do corpo “, acabando por produzir calor e queimar gordura.

A equipa baseou-se em estudos anteriores para analisar os efeitos do café na quantidade existente de “gordura boa”. Os resultados revelaram que, após beber um café, a “gordura castanha” aumentava.

Os especialistas consideraram ainda que o próximo passo deverá ser avaliar qual é a componente da bebida responsável por este efeito e, uma vez identificado, usá-lo “como parte de um regime de controlo de peso ou como parte de um programa de regulação da glicose, para ajudar a prevenir a diabetes”.