De acordo com pesquisas britânicas, quase todas as uvas e laranjas contêm um “cocktail de pesticidas”, sendo das frutas e vegetais mais poluídos dos supermercados.
A noticia é avançada pelo jornal The Guardian.
De acordo com o noticiado, todos os anos o governo do Reino Unido testa amostras de alimentos em busca de produtos químicos.
Segundo od números oficiais, analisados pela Pesticide Action Network (PAN), encontraram 122 pesticidas diferentes nos 12 produtos mais poluídos, sendo que muitos são perigosos para a saúde humana.
A pesquisa indica que 61% são classificados como pesticidas altamente perigosos (HHPs), conceito utilizado pela ONU para identificar as substâncias mais nocivas à saúde humana ou ao meio ambiente.
Cada fruta ou vegetal da lista contém dois ou mais tipos de pesticidas, em alguns o total vai até 25.
A lista de pesticidas inclui 47 com substâncias associadas a cancro, 15 “toxinas reprodutoras ou de desenvolvimento” que podem ter efeitos adversos na função sexual e fertilidade e 17 inibidores da colinesterase, que podem prejudicar o sistema respiratório e causar confusão, dores de cabeça e fraqueza.
Outro dos pesticidas identificados são suspeitos de desreguladores endócrinos, que podem interferir nos sistemas hormonais, causando uma série de problemas de saúde, incluindo deficiências de nascença e distúrbios de desenvolvimento.
Embora os níveis de pesticidas individuais estejam dentro dos limites legais, teme-se que a combinação de vários produtos químicos possa ser particularmente prejudicial à saúde das pessoas.
Este ano, o governo optou por testar apenas três dos 12 tipos de frutas e vegetais da lista do ano passado compilada pelo PAN.
Morangos, limões e salada pré-embalada, que estavam no topo da lista anterior, não foram testados, portanto não há como saber se a quantidade de agrotóxicos nesses produtos foi reduzida.
Não há uma forma real de evitar a ingestão de pesticidas. A melhor maneira de as pessoas evitarem os agrotóxicos é comprar os produtos orgânicos.
Consulte os dados do PAN aqui.