Estudo – Probióticos podem não ser eficazes na reposição da flora intestinal 1145

 

 

2 de outubro de 2018

Os probióticos, produtos alimentares que contêm microorganismos vivos, não ajudam a repor a flora intestinal, depois da toma de antibiótico, podendo ainda ser danosos ao intestino, avança um estudo publicado na revista científica “Cell”. De acordo com a investigação, o ambiente intestinal acaba por ser dominado por estes microorganismos, situação que prejudica a normal recuperação da flora.

Durante o trabalho de investigação, os cientistas analisaram, através de endoscopias e colonoscopias, com recolha de amostras, a composição do microbioma dos voluntários. Antes e depois da toma de antibióticos. Um grupo tomou probióticos, o outro grupo recebeu uma amostra do seu próprio microbioma, recolhido antes do início do tratamento. E a conclusão é de que nas pessoas que tomaram probióticos o microbioma sofreu «danos severos».

«Quando o probióticos colonizaram o intestino, inibiram o regresso do microbioma original que foi alterado durante o tratamento com antibióticos», disse o imunologista Eran Elinav, do Instituto Weizmann, em Israel, um dos autores do trabalho, ao jornal “The Guardian”, citado na revista “Visão”.

Também se verificaram alterações ao nível da expressão dos genes, no microbioma dos que tomaram probióticos. Por outro lado, nas pessoas que receberam uma mostra do seu próprio microbioma, a normalidade estava reposta ao fim de apenas alguns dias.