Estudo: Maus hábitos são responsáveis por 90% dos cancros 657

17 de Dezembro de 2015

De acordo com um estudo de uma universidade americana, fatores externos, como maus hábitos alimentares e excesso de peso, contribuem para o aparecimento e desenvolvimento de 90% dos cancros.

«Hábitos saudáveis como não fumar, manter um peso saudável, ter uma dieta equilibrada e não consumir álcool não garantem que não se tenha cancro, mas reduzem drasticamente o risco de desenvolver a doença, realça um médico norte-americano do Centro de Investigação do Reino Unido, citado pelo jornal inglês “Daily Mail”.

Esta teoria contraria a ideia de que as questões genéticas e de hereditariedade são o principal fator de aparecimento da doença.

Yusuf Hannun, da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, que integrou a equipa de investigadores, disse que, «apesar de a sorte ter alguma influência, os outros fatores são mais importantes: o tipo de dieta, consumo de álcool, tabaco, exposição ao sol, poluição, alguns vírus, entre outros», disse ao “Daily Mail”. «Estes resultados são importantes para uma prevenção estratégica de cancro, investigação e saúde pública», rematou.