Estudo indica que aumento de preço na pastelaria reduz obesidade 972

Segundo um estudo publicado no British Medical Journal um aumento no preço dos lanches com alto nível de açúcar, como bolos, bolachas, biscoitos e chocolates, reduz a sua compra em famílias de baixo rendimento classificadas como obesas.

Um aumento de 20% no preço dos produtos de pastelaria, poderia reduzir em cerca de 2,7 pontos percentuais num ano, a obesidade.

“O impacto de um aumento de 20% no preço de lanches com alto teor de açúcar na compra de energia (caloria) foi maior em famílias de baixo rendimento classificadas como obesas e menor em famílias de elevado rendimento sem excesso de peso”, indica o documento.

Esta análise ocorreu no contexto do Reino Unido e o resultado foi o dobro do padrão obtido para um aumento de preço semelhante nas bebidas açucaradas.

“No Reino Unido, a prevalência de obesidade entre adultos foi estimada em 27,8% em 2016, superior à média de 19,5% reportada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)”, indica o estudo.

De recordar que nas últimas décadas, a prevalência de obesidade aumentou acentuadamente, com as taxas a triplicarem globalmente entre 1975 e 2016.

Em 2016, cerca de dois mil milhões de adultos no mundo (com 18 anos ou mais) tinham excesso de peso, dos quais mais de 650 milhões foram classificados como obesos.

O estudo foi realizado entre 2012 e 2013, com dados recolhidos junto de 36.324 domicílios e respetivas despesas de consumo, assim como indicadores do Inquérito Nacional de Dieta e Nutrição, relativos a 5.544 adultos.