Segundo um estudo publicado no British Medical Journal um aumento no preço dos lanches com alto nível de açúcar, como bolos, bolachas, biscoitos e chocolates, reduz a sua compra em famílias de baixo rendimento classificadas como obesas.
Um aumento de 20% no preço dos produtos de pastelaria, poderia reduzir em cerca de 2,7 pontos percentuais num ano, a obesidade.
“O impacto de um aumento de 20% no preço de lanches com alto teor de açúcar na compra de energia (caloria) foi maior em famílias de baixo rendimento classificadas como obesas e menor em famílias de elevado rendimento sem excesso de peso”, indica o documento.
Esta análise ocorreu no contexto do Reino Unido e o resultado foi o dobro do padrão obtido para um aumento de preço semelhante nas bebidas açucaradas.
“No Reino Unido, a prevalência de obesidade entre adultos foi estimada em 27,8% em 2016, superior à média de 19,5% reportada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)”, indica o estudo.
De recordar que nas últimas décadas, a prevalência de obesidade aumentou acentuadamente, com as taxas a triplicarem globalmente entre 1975 e 2016.
Em 2016, cerca de dois mil milhões de adultos no mundo (com 18 anos ou mais) tinham excesso de peso, dos quais mais de 650 milhões foram classificados como obesos.
O estudo foi realizado entre 2012 e 2013, com dados recolhidos junto de 36.324 domicílios e respetivas despesas de consumo, assim como indicadores do Inquérito Nacional de Dieta e Nutrição, relativos a 5.544 adultos.