Um estudo realizado pela organização médica internacional “The Endocrine Society”, publicado no “Journal of the Endocrine Society”, e divulgado na revista “Galileu”, revela que o consumo de canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no organismo em indivíduos que sofrem de pré-diabetes.
Pré-diabetes é o que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão mais altos do que o normal e geralmente levam ao diabetes tipo 2.
Esta investigação tinha como intuito reduzir a progressão do pré-diabetes para o diabetes tipo 2 (T2D) ao Investigar os efeitos da canela nas medidas de homeostase da glicose em pré-diabetes.
Este estudo clínico, duplo-cego, controlado por placebo, randomizou 51 participantes adultos que sofriam da condição de pré-diabetes para receber 500 mg de canela ou o placebo, três vezes ao dia, durante 12 semanas.
Os investigadores descobriram que os suplementos de canela diminuíram os níveis anormais de glicose em jejum e melhoraram a resposta do organismo aos carboidratos, que são características do pré-diabetes. A canela foi bem tolerada e não foi associada a efeitos colaterais específicos ou eventos adversos.
Num comunicado emitido, Giulio R. Romeo, co-autor da pesquisa e endocrinologista do Joslin Diabetes Center, em Boston indicou que “o nosso estudo de 12 semanas mostrou efeitos benéficos da adição de canela à dieta em manter os níveis de açúcar no sangue estáveis em participantes com pré-diabetes”.